Prevenir para não remediar
A medicina funcional integrativa muda o eixo do pensamento e intervenção, tratando a doença com foco em promover a saúde e prevenir doenças a partir da combinação de tratamentos tradicionais e complementares. Além disso, essa moderna abordagem da medicina também concentra esforços para identificar as causas ou gatilhos de doenças já instaladas e impedir sua evolução, buscando sempre alcançar o equilíbrio do organismo como um todo.
Conheça algumas das doenças e distúrbios que podem ser trabalhados pela medicina preventiva:
Ansiedade
A ansiedade se refere a uma preocupação excessiva e persistente ou medo de situações cotidianas. Este comportamento, comumente relacionado às doenças psicossomáticas, pode ser revelado pela frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.
Depressão
A depressão é um distúrbio mental caracterizado pela sensação persistente de tristeza ou perda de interesse em atividades, bem como alterações no sono, apetite, nível de energia e autoestima. Em casos extremos, a depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.
Síndrome de Burnout
Também denominada como Síndrome de Esgotamento Profissional, a Síndrome de Burnout designa algo que deixou de funcionar por exaustão ou stress prolongado, manifestando-se em forma de esgotamento emocional e redução da realização pessoal no trabalho.
Obesidade
A obesidade é um distúrbio que envolve o excesso de gordura corporal e serve como porta de entrada para diversas doenças. Suas causas podem estar relacionadas à alta ingestão de calorias, desequilíbrios hormonais, traumas, determinadas crenças e inclusive depressão.
Distúrbios Hormonais
Os distúrbios hormonais configuram-se pelo excesso ou diminuição nos níveis dos hormônios no corpo. Afetados por fatores como diabetes, stress, transtornos alimentares e predisposição genética, muitas vezes as pessoas apresentam cansaço persistente, baixa libido e dificuldade de concentração.
Diabetes
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Esta condição pode causar o aumento da glicemia e levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
Hipertensão Arterial
A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Inicialmente, não há sintomas, mas sem tratamento pode causar problemas de saúde a longo prazo, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).
Colesterol Alto
O colesterol é um tipo de gordura fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Normalmente, não há sintomas e o problema surge quando o corpo produz gordura em excesso, pois aumenta o risco de doenças cardiovasculares, a exemplo do infarto e do AVC.
Síndrome Pós-Covid
Síndrome Pós-Covid se refere à ocorrência de sintomas persistentes após a recuperação. Entre os efeitos sintomas mais comuns estão casos de pacientes com fadiga ou fraqueza muscular, dificuldade de respirar (dispneia), queda de cabelo, distúrbios do sono, disfunção cognitiva e até ansiedade.
Reconheceu algum desses sintomas?
Pode estar na hora de fazer um check-up completo