Envelhecer bem é envelhecer com saúde
O envelhecimento constitui um processo de desgaste natural do organismo em que há perda de tecido fibroso, taxa mais lenta de renovação celular, diminuição da produção de hormônios, além da redução da rede vascular e glandular. Entre os fatores de influência para o envelhecimento estão a genética e o estilo de vida, incluindo o excesso de álcool ou tabaco, poluição ambiental e stress. A longo prazo, a junção de todos esses fatores comprometem o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral.
Embora se trate de um processo inevitável, com a expectativa de vida da população cada vez maior, a perspectiva de alcançar a terceira idade acompanhado de incontáveis problemas de saúde tem ficado no passado. Atualmente, há um movimento muito favorável no sentido de apostar no envelhecimento saudável para que de fato seja possível viver com melhor qualidade em qualquer fase da vida.
Do ponto de vista da medicina funcional integrativa, prolongar o tempo de vida saudável depende muito mais do autocuidado preventivo do que predisposições genéticas. Por este motivo, estimula o indivíduo a adotar hábitos alimentares saudáveis, exercitar o corpo e a mente, otimizar os processos biológicos e prevenir o acometimento de doenças. Esta é, aliás, a combinação perfeita para o paciente se sentir com disposição e vitalidade, independentemente da idade.
O amanhã chega mais cedo do que você imagina.
Que tal começar a planejar a sua longevidade saudável?