A aromaterapia é uma prática terapêutica baseada no uso de óleos essenciais extraídos de determinadas plantas. Dessa forma, os óleos contêm extratos concentrados que podem ajudar na minimização de diversos sintomas associados à ansiedade.
Muitos dos benefícios dessa prática se dão pelo potencial emocional que o nosso olfato tem. Por exemplo, certos aromas podem nos dar uma sensação de calma e relaxamento, enquanto outros ajudam na melhora do foco e concentração.
Continue a leitura para descobrir como a aromaterapia pode ajudá-lo!

Entenda o que é a aromaterapia
Essa opção terapêutica se baseia na noção de que certos aromas impactam nas emoções e no bem-estar de todos nós. Isso porque, existe uma conexão entre o nosso olfato e o sistema límbico, uma área do cérebro responsável pelas emoções e regulação do humor.
Quando sentimos um cheiro bom, as moléculas odoríferas entram em contato com os receptores olfativos, dessa forma, o cérebro interpreta esses sinais no sistema límbico.
Através dessa conexão, acredita-se que certos aromas influenciam no estado emocional de uma pessoa.
Por exemplo, a lavanda é muito associada a uma sensação de calma e relaxamento, enquanto a laranja doce ou a canela podem fazer com que você se sinta revigorado e disposto.
A aromaterapia usa óleos essenciais, substâncias altamente concentradas, para estimular determinadas respostas emocionais. Cada óleo essencial possui sua própria composição e propriedades aromáticas e terapêuticas diferentes.
Quais os benefícios da aromaterapia?
Esta é uma prática que você pode implementar na sua rotina para atender diversas questões específicas, principalmente aquelas relacionadas à ansiedade.
Por exemplo, óleos concentrados de alecrim, sândalo e limão podem ajudar você a controlar o estresse enquanto melhoram sua disposição.
Já a lavanda, bergamota e Ylang Ylang são ótimos aliados para a sua rotina noturna, promovendo mais relaxamento e preparando você para uma boa noite de sono. Dessa forma, a aromaterapia pode ser ótima na melhora do seu equilíbrio emocional.
E você pode incluir aromas específicos para cada parte da sua rotina!
Os aromas têm um verdadeiro poder na forma como nos sentimos ao longo do dia. E se você sofre com sintomas de ansiedade, essa pode ser uma alternativa complementar para melhorar a sua rotina.
Se você gostou deste artigo, me siga também nas redes sociais para mais conteúdos relacionados à saúde, bem estar e longevidade! Você me encontra no Instagram e no Facebook.