Diferente da fadiga comum, a fadiga crônica consiste em uma cansaço permanente que, embora seja agravado por atividades que exigem esforço físico ou mental, não melhora após o descanso. Inclusive, ela tem um nome para diferenciá-la da fadiga normal, a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC).
Dentre os seus principais sintomas estão o cansaço persistente sem motivo aparente, além de seguir cansado mesmo após uma noite de sono bem dormida. E embora suas causas não sejam bem delimitadas atualmente, existem alguns fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da síndrome.
Possíveis causas da fadiga crônica
Um dos possíveis causadores da síndrome da fadiga crônica podem ser fatores psicológicos, como a depressão. Nesse sentido, problemas de saúde mental sobrecarregam o nosso sistema nervoso, levando-o ao estado permanente de fadiga.
E situações como a morte de um ente querido, distúrbios alimentares, estresse e burnout podem desencadear sintomas.
Além dos fatores psicológicos, alguns distúrbios endocrinológicos também podem desencadear essa síndrome. Principalmente doenças no rins, diabetes, problemas relacionados à tireoide, e até mesmo o uso de pílulas anticoncepcionais.
Quais os sintomas?
Ter uma sensação permanente de cansaço é muito mais do que sentir sono ou falta de disposição para praticar atividades físicas.
A fadiga crônica torna quase todas as tarefas diárias mais difíceis, o que prejudica o seu rendimento pessoal e profissional.
Nesse sentido, se você sofre com fadiga crônica, pode experienciar:
- Dores musculares
- Falta de motivação
- Dificuldade de concentração e problemas de memória
- Constipação e inchaço
- Oscilação de humor e irritabilidade
- Dores de cabeça
É importante também salientar aqui que, cada pessoa responde de forma diferente quando acometida pela SFC, logo, os sintomas podem variar.
Como é o tratamento para fadiga crônica?
Como médica de medicina integrativa, é meu dever explicar aqui que, embora o tratamento mais comum seja focado em amenizar os sintomas, precisamos investigar a fundo a causa da SFC.
Então, a primeira coisa que devemos fazer é conversar!
É dessa forma que podemos estipular possíveis causadores e começar a investigação de cada um deles. Ainda, realizar alguns exames de sangue para verificar se existe alguma deficiência de vitaminas ou minerais e em alguns casos desregulação hormonal. Ela também pode estar associada com depressão, estresse e com os hábitos de vida.
Você pode gostar também::: A Medicina Integrativa como aliada da Síndrome Pós-Covid
E durante essa investigação também iremos tratar os sintomas mais latentes para que você consiga seguir sua vida de forma tranquila.
Para você entender melhor a fadiga crônica, deixo abaixo um vídeo que gravei especialmente sobre esse assunto: