Por terem nomes semelhantes e afetarem a mesma região do corpo, existe muita confusão acerca do que é hipotireoidismo e do que é hipertireoidismo.
Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo são condições que designam uma falha no funcionamento da glândula tireóide. Em um dos casos quer dizer que essa glândula não consegue produzir hormônios em quantidades suficientes, o que atrasa o seu metabolismo e propicia o ganho de peso.
No outro caso, você produz os hormônios da tireoide em excesso e pode acabar perdendo mais peso do que o saudável. Ou ainda, experienciar dificuldade em manter massa muscular.
Continue a leitura para entender quais as diferenças entre essas duas condições!
Você pode gostar também::: O que são probióticos e quais são os seus benefícios?
Quais as diferenças entre hipertireoidismo e hipotireoidismo?
Como você viu na introdução deste artigo, ambas patologias atacam a glândula da tireoide.
No caso do hipertireoidismo você tem a produção em excesso dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina). E os seus sintomas variam entre batimentos acelerados do coração, ansiedade e perda de peso repentina e sem motivos aparentes.
E o hipertireoidismo pode acontecer por uma inflamação na tireóide, pelo desenvolvimento de um nódulo na região ou por causa da doença de Graves.
A doença de Graves é autoimune e mais comum em mulheres acima dos 40 anos de idade e, em alguns casos, pode levar à remoção da glândula tireóide.
Já o hipotireoidismo causa uma baixa produção dos hormônios, o que dificulta os processos metabólicos no corpo. E os seus sintomas são opostos ao hipertireoidismo e incluem:
- Cansaço excessivo
- Aumento de peso repentino
- Diminuição dos batimentos cardíacos
- Aumento do colesterol
A causa desse distúrbio geralmente está ligada a outra doença autoimune, a Síndrome de Hashimoto. Essa patologia faz com que o seu sistema imunológico ataque as células da tireóide e pode ser hereditária.
Além disso, essa é uma doença que acomete mais as mulheres e pessoas acima dos 40 anos.
É possível prevenir tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo?
Quando falamos em prevenção de ambas essas condições, precisamos falar sobre a ingestão correta de iodo.
Isso porque, o iodo é fundamental para a formação dos hormônios T3 e T4. Por isso, conversar com o seu médico sobre os seus níveis é muito importante. Além disso, incluir na sua dieta alimentos ricos em iodo, como frutos de mar e peixes de água salgada é fundamental.
Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo são questões delicadas e precisam ser acompanhadas de perto. Logo, não ignore os sinais que o seu corpo envia, os sintomas são uma forma de autodefesa e que não devem ser mascarados.
Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre saúde hormonal e longevidade saudável, o link para acessar o meu canal no youtube está logo abaixo! Lá eu compartilho semanalmente novos conteúdos sobre descobertas científicas e cuidados com sua saúde.