Probióticos e prebióticos: como eles podem ajudar na disbiose intestinal

Chamamos de disbiose intestinal o desequilíbrio que acontece no intestino.

O nosso intestino carrega cerca de 80% das bactérias que habitam o corpo, porém, precisamos que esses microorganismos estejam em simbiose. Isso significa ter um bom balanço entre as bactérias boas e as ruins para a boa saúde intestinal. 

Ou seja, quando você sofre com disbiose intestinal, você sofre com um desequilíbrio na qualidade desses microrganismos. O que acarreta em intestino preso, inchaço e até mesmo em dificuldade para perder peso. 

Mas existem alguns aliados na busca por um intestino mais saudável, os probióticos e os prebióticos. Você conhece eles?

Heloize Agendar

O que são probióticos e prebióticos e como eles atuam na disbiose intestinal? 

A alimentação tem um papel central quando falamos em um quadro de disbiose intestinal. 

Os probióticos são alimentos que contém na sua composição microorganismos vivos e de boa qualidade que auxiliam na regulação da microbiota intestinal. Quando consumidos esses alimentos, eles atuam impedindo a proliferação de bactérias nocivas, melhoram nossa resposta imunológica aos agentes infecciosos e a inflamação no intestino. 

Ainda, os probióticos conseguem produzir ácidos graxos de cadeia curta, lipídeos importantíssimos para as células do intestino. 

Já os prebióticos são fibras que não digerimos, mas que servem de alimento para as bactérias boas, estimulando sua atividade e crescimento. Além disso eles também melhoram o trânsito intestinal, diminuindo a prisão de ventre. 

Você pode gostar também::: 5 fatos cursiosos sobre as bactérias que vivem no seu intestino

Onde encontrar probióticos e prebióticos? 

Os alimentos ricos em probióticos são aqueles que passam por um processo de fermentação. Dentre eles temos: 

  • Kombucha 
  • Leite fermentado 
  • Tempeh 
  • Coalhada 
  • Chucrute 

Porém, recomendo que você sempre leia o rótulo destes alimentos. Por exemplo, iogurtes e leites fermentados industriais geralmente têm a adição de açúcares e corantes. 

Já os alimentos ricos em prebióticos são vegetais e grãos ricos em fibras como: 

  • Banana 
  • Aveia 
  • Aspargos 
  • Alho 

Se você está passando por um processo de emagrecimento, considere conversar com o seu médico  sobre opções de alimentos prebióticos que favoreçam a perda de peso. Isso porque, alimentos como a aveia  – quando consumidos sem a devida estratégia – podem atrapalhar no seu processo. 

Espero que você tenha tido uma leitura proveitosa! Mas se você tem dúvidas e gostaria de conversar diretamente comigo, acesse o link abaixo, será um prazer ajudá-lo a cuidar da sua saúde: 

Heloize Agendar
vamos conversar?