A ansiedade é uma emoção natural que ajuda o nosso cérebro a lidar com situações estressoras e a meditação pode ser uma boa aliada no seu controle.
A ansiedade pode ser causada por várias coisas, como estresse, pressão no trabalho, problemas de relacionamento ou preocupações financeiras.
Embora a ansiedade seja uma emoção normal, ela pode se tornar um problema quando é excessiva e começa a atrapalhar o seu rendimento. Felizmente, existem muitas maneiras de gerenciar a ansiedade, uma delas é a meditação.
Como a meditação ajuda no controle da ansiedade?
A meditação é uma prática que tem sido usada há milhares de anos para reduzir o estresse e a ansiedade. Ela envolve a concentração em uma parte do corpo, movimentos respiratórios, pensamentos ou algumas atividades para acalmar a mente e o corpo.
Dessa forma, através do foco, ela auxilia na redução do estresse e por consequência, da ansiedade. Isso porque, essa prática acalma o sistema nervoso, diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca, além de ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Você pode gostar também::: Como o estresse influencia na fadiga
Como praticar meditação?
Antes de explicar algumas práticas que podem ajudá-lo na meditação, gostaria de comentar aqui que meditar é algo que exige treino.
Falo isso porque é comum ver pessoas que tentam, mas logo desistem por sentirem que não têm o foco necessário. Porém, conseguir manter o foco em uma sessão de meditação é algo que conseguimos através da prática. E pode ser difícil no início, visto que, em uma sociedade imediatista e hiperconectada, é muito complicado conseguir se distanciar das constantes notificações e estímulos externos.
Para começar a meditar, encontre um lugar tranquilo onde você possa sentar-se confortavelmente e sem interrupções. Feche os olhos e comece a respirar profundamente. Concentre-se em sua respiração, prestando atenção em como o ar entra e sai do seu corpo. Se sua mente começar a divagar, traga-a de volta para a respiração.
Você pode gostar também::: Como a suplementação de magnésio pode contribuir para a manutenção da saúde mental?
Tipos de meditação
Além da meditação básica, existem muitas outras técnicas que podem ajudar a reduzir a ansiedade. Por exemplo, a meditação mindfulness envolve prestar atenção plena no momento presente e aceitar suas emoções sem julgamento.
A meditação de visualização guiada envolve imaginar-se em um lugar pacífico e seguro.
Já a meditação Kriya Yoga, que é o tipo de meditação que eu pratico, alterna exercícios de respiração, com a meditação em si, com alguns exercícios de pensamento, e o estímulo a estudos e leituras que edificam a alma. Eu, particularmente, gosto muito e sou muito grata por um dia ter conhecido o Kriya Yoga.
Ela é uma técnica de meditação científica baseada no controle da respiração e da concentração nos centros de energia da coluna vertebral. Ela promove simultaneamente um desenvolvimento físico, mental e espiritual.
Dessa forma, meditação, autoestudo e entrega a Deus constituem o Kriya Yoga. E para praticar o Kriya Yoga é necessário fazer uma iniciação em Kriya junto com os mestres, pessoas autorizadas a ensinarem.
O Instituto Kriya Yoga é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo servir a humanidade. E se você estiver interessado em conhecer, a iniciação ocorre em várias cidades do Brasil, com suas datas definidas. Mas você não pode pagar alguém para aprender Kriya Yoga. É somente com a iniciação, justamente para não se perder os ensinamentos, a pureza, o ritual, e também para aprendermos a teoria certa e a prática correta.
A ansiedade é considerada por muitos como “o mal do século” e muitas vezes, ter uma ajuda profissional pode ser necessário.
E uma boa forma de contornar essa situação, além da meditação, é busca na alimentação e nos hábitos uma forma de viver melhor! E nisto eu posso ajuda-lo!
Através do link abaixo você pode agendar uma consulta comigo e começar a trilhar um caminho que lhe traga mais saúde, produtividade e uma vida livre de doenças.