O estresse é uma reação natural que o nosso corpo tem perante determinadas situações, porém, permanecer neste estado por longos períodos de tempo afeta diversos aspectos da saúde, incluindo o sono.
Pode até não parecer, mas o estresse é um estado importante e foi fundamental ao longo do nosso processo evolutivo.
Em linhas gerais, ele é uma resposta fisiológica e psicológica que nos ajuda na hora de focarmos na resolução de um problema.
Por exemplo, em uma situação de perigo, o estresse nos permite reagir mais rapidamente.
Mas o problema está em se manter neste estado por longos períodos de tempo. Isso visto que o estresse causa diversas mudanças e desequilíbrios no corpo.
Qual a relação entre estresse e sono?
Uma das primeiras relações entre os níveis de estresse e o sono é a alteração no ciclo circadiano. Ou seja, o controle do corpo sobre os momentos de descanso e vigília.
Dessa forma, acabamos sofrendo com a desregulação de neurotransmissores e de hormônios responsáveis pelo repouso adequado.
Inclusive, essa desregulação hormonal aumenta a liberação de cortisol e dificulta o relaxamento necessário para dormirmos bem. Como consequência, acabamos também sofrendo com pensamentos intrusivos, os quais nos mantém despertos e preocupados ao longo da noite.
Você pode gostar também::: Os benefícios da aromaterapia para o alívio do estresse e da ansiedade
Em casos crônicos de estresse, também é muito comum pessoas desenvolverem insônia, agravando ainda mais o estado de sono fragmentado.
A relação entre estresse e sono causa um ciclo vicioso: quanto mais estressados nos encontramos, pior a qualidade do sono. E por dormirmos mal, agravamos o estado de estresse, contribuindo para sua cronificação.
Como mudar isso e voltar a ter um sono de qualidade?
Felizmente existem medidas que podemos adotar para quebrar este ciclo vicioso e ter mais qualidade de vida.
E o primeiro passo para isso é ter mais atenção aos seus hábitos de vida. E neste ponto não há segredo: se você sofre com o estresse e a falta de um repouso adequado, recomendo algumas mudanças básicas.
- Prática regular de exercícios físicos
- Mudanças na alimentação
- Implementar uma rotina noturna que propicie o sono
- Suplementação
- Equilíbrio hormonal
- Avaliação médica
- Regulação do estresse
Uma das coisas mais importantes na nossa vida é ter o direito a um descanso apropriado.
O estresse é um dos maiores vilões para a sua saúde no longo prazo, tanto física quanto mental. E se você deseja melhorar sua saúde a partir da construção de melhores hábitos, conte comigo!
Clique no link abaixo e descubra como posso ajudá-lo: