Por que a fadiga é um sintoma comum na endometriose?

A endometriose é uma doença ginecológica crônica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Ela ocorre quando o tecido de revestimento do útero cresce fora do dele, causando dor, sangramento anormal e outros sintomas desagradáveis. 

Entre os sintomas comuns da endometriose, mas pouco falado, está a fadiga.

O que é a endometriose?

A endometriose faz com que o tecido do endométrio cresça para fora do útero, podendo atingir lugares como os ovários, trompas de Falópio e revestimentos da pelve. 

Embora ela seja uma condição muito comum, a causa exata para o seu desenvolvimento ainda é desconhecida. Porém, diversas pesquisas já apontam para fatores genéticos com alguns dos agentes causadores. 

Mas o mais grave de tudo é que centenas de mulheres ainda ignoram os sintomas e seguem convivendo com a dor e com os incômodos, como a fadiga

Dentre os sintomas mais comuns dessas doenças, listo aqui:

  1. Dor pélvica, que pode ser intensa durante a menstruação
  2. Dor durante ou após relações sexuais
  3. Dor ao urinar durante a menstruação
  4. Sangramento menstrual intenso ou irregular
  5. Dificuldade em engravidar
  6. Fadiga e cansaço
  7. Problemas intestinais
  8. Depressão e ansiedade

Por que a fadiga é um sintoma comum na endometriose?

A fadiga é um sintoma comum na endometriose e pode ser atribuída a uma combinação de fatores.

Por exemplo, a dor é um dos principais sintomas da endometriose e pode ser intensa e debilitante, diminuindo a qualidade do sono e aumentando a fadiga e indisposição.

Já as alterações hormonais diminuem os níveis de estrogênio, hormônio importante para manter a energia e a vitalidade.

Tudo isso diminui a sua qualidade de vida e propicia comportamentos nocivos, como o sedentarismo.

Tratamento da fadiga na endometriose

O tratamento da fadiga na endometriose deve levar em conta a totalidade dos sintomas, visto que cada mulher sente a endometriose de uma forma diferente dependendo das particularidades do seu organismo. 

Dessa forma, a suplementação, reposição hormonal e principalmente as mudanças no estilo de vida têm um impacto grande e muito positivo sobre os sintomas da endometriose. 

Nesse sentido, a suplementação de melatonina em níveis adequados pode ajudar a mulher a ter uma noite de sono mais agradável, melhorando a disposição ao longo do dia. Já o exercício físico atua no controle da dor e melhora da sensação de bem-estar.

Você pode gostar também::: O que acelera o envelhecimento humano?

Por fim, gostaria de explicitar aqui que sofrer com ciclos menstruais muito intensos, dores pélvicas e cólicas intensas não é normal e necessita de investigação! 

E se você procura saber mais sobre como combater a fadiga, convido você para a leitura do meu e-book gratuito sobre o tema! 

Para fazer a leitura basta clicar no link abaixo:

e-book
vamos conversar?