A conexão entre a deficiência de vitamina D e a depressão: tudo o que você precisa saber

A vitamina D é uma das substâncias mais importantes para o corpo humano. Além de ter influência sobre a regulação do sistema imunológico, ela exerce diversas funções no organismo, como: 

  • Regulação do metabolismo do cálcio e do fósforo, promovendo a absorção desses minerais no intestino e a mineralização óssea;
  • Modulação do sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças autoimunes e infecciosas;
  • Regulação do crescimento celular;
  • Participação na síntese de hormônios esteróides, como a testosterona e o estrogênio;
  • Regulação do humor e prevenção de doenças mentais, como a depressão.

Além disso, a vitamina D também pode estar envolvida em outras funções no organismo, como a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Dessa forma, estudos recentes têm mostrado que a deficiência de vitamina D pode estar relacionada com a depressão. 

O que é a vitamina D?

A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura e produzida no corpo humano quando a pele é exposta à luz solar UVB, mas que também pode ser obtida através da dieta ou de suplementos. 

Após ser produzida ou ingerida, a vitamina D passa por diversas etapas de metabolização no fígado e nos rins, até se tornar a forma ativa, conhecida como calcitriol.

E como você viu no início deste artigo, ela é fundamental para o bom funcionamento do corpo. 

A relação entre vitamina D e depressão

A deficiência de vitamina D pode estar relacionada à depressão devido ao seu papel no sistema nervoso central. Isso porque essa vitamina tem a capacidade de regular a expressão de genes relacionados à produção de neurotransmissores, como a serotonina, envolvida na regulação do humor e emoções.

A inflamação crônica que pode ocorrer na deficiência de vitamina D, afeta negativamente a função cerebral e a regulação emocional, contribuindo para a depressão. Visto que esse nutriente tem um papel importante na regulação do sistema imunológico e inflamatório. 

É por isso que todos os dias novos estudos mostram que pessoas com deficiência de vitamina D têm maior risco de desenvolver depressão e outros transtornos de humor, além de apresentarem sintomas mais graves.

Como obter vitamina D?

A exposição solar é uma das melhores formas de obter vitamina D, além de também poder ser obtida através da alimentação, com fontes como peixes gordurosos e ovos. 

No entanto, devemos ser realistas: são raros os casos em que as pessoas conseguem obter níveis excelentes de vitamina D no corpo sem a ajuda da suplementação. 

Você pode gostar também::: Conheça 5 fontes naturais de vitamina D

Os benefícios da suplementação

A suplementação de vitamina D pode trazer benefícios não apenas para a saúde mental, mas também para a saúde geral do corpo. 

Além de ajudar a tratar a depressão, e reduzir o risco de doenças crônicas, a suplementação também melhora a sua qualidade de vida através da absorção correta de bons níveis deste nutriente. 

E se você deseja viver uma vida plena e livre de doenças, o momento para começar a cuidar da sua saúde é agora mesmo! Através do link abaixo eu ajudo você a conquistar os níveis adequados de minerais, nutrientes e vitaminas para um vida com mais qualidade:

Heloize Agendar
vamos conversar?