Todos nós iremos envelhecer, porém, a forma como isso irá acontecer só depende de nós.
Alguns hábitos têm o poder de acelerar o processo de envelhecimento humano e comprometer cedo demais algumas das nossas funções físicas ou cognitivas. Por exemplo, os hábitos nocivos que temos na juventude são os maiores responsáveis pela nossa qualidade de vida, ou ausência dela, no futuro.

O envelhecimento humano
O envelhecimento é composto por diversas alterações fisiológicas ao longo dos anos. E esse processo acontece todos os dias, desde o final do nosso amadurecimento.
As alterações sempre acontecem em nível celular e podem ter motivações genéticas, de estilo de vida e fatores externos, como o ambiente em que você vive.
Por exemplo, algumas pessoas podem ter maiores tendências em desenvolver sinais faciais – as famosas rugas -, ou podem ser mais suscetíveis às doenças crônicas.
Mas eu sempre defendo a ideia de que nós escolhemos o nosso destino. E essa escolha é, na verdade, algo que fazemos todos os dias.
O que acelera o envelhecimento humano?
Dentre os fatores do envelhecimento podemos dividi-los em duas grandes categorias: os fatores externos e os nossos hábitos.
Fatores externos:
O meio em que vivemos afeta muito a forma como envelhecemos. E isso acontece devido ao quão expostos nós ficamos a agentes tóxicos.
Um bom exemplo disso é a poluição, a qual aumenta os nossos níveis de radicais livres de forma a superar a habilidade de mantê-los naturalmente sob controle. E nesse tópico também entra o consumo de água não filtrada e de alimentos tratados com agrotóxicos.
Outro fator externo preocupante é a nossa exposição aos metais pesados como o Bisfenol A (BPA), muito usado na indústria de cosméticos e em recipientes de plástico. Inclusive, no plástico, é usado além do BPA, os ftalatos. Ambos componentes químicos são perigosos desreguladores endocrinológicos.
Como os nossos hábitos contribuem para o envelhecimento?
Como eu comentei no início deste artigo, os maiores responsáveis pela forma como vamos envelhecer somos nós mesmos.
Dentre os piores hábitos que temos e que aceleram o envelhecimento, cito aqui:
- Tabagismo
- Consumo de fast food
- Sono não reparador
- Consumo excessivo de açúcar, inclusive os carboidratos simples
- Consumo de bebidas alcóolicas
- Sedentarismo
- Estresse
Todos esses pontos enfraquecem o nosso organismo, diminuindo suas defesas e favorecendo o aparecimento de doenças e inflamação crônicas.
Você pode gostar também::: Como o exercício físico ajuda a combater os sintomas da depressão
Por fim, gostaria de frisar neste artigo que, prevenir o envelhecimento é muito mais do que não ter rugas e sinais do tempo. Prevenir o envelhecimento é cuidar da saúde do corpo e garantir o bom funcionamento do seu organismo por mais tempo.
E se você quer saber mais sobre longevidade saudável e como envelhecer com saúde, me siga nas redes sociais! Você pode me encontrar no Facebook e no Instagram.