O esgotamento mental é um estado causado pela sobrecarga de atividade cerebral, geralmente associada ao excesso de trabalho, estresse e hábitos de vida.
Ele faz com que você se sinta bloqueado, não conseguindo produzir. Além disso, é também comum você se sentir extremamente ansioso e estressado.
Porém, diferente do senso comum, o esgotamento mental vai muito além de um simples cansaço. Por exemplo, é normal você se sentir indisposto e cansado após um dia intenso de trabalho. Nesse momento você chega em casa, tem o seu descanso e no outro dia está pronto para novos desafios. No caso do esgotamento mental, você passa por um processo mais longo de estresse e sobrecarga, e como tempo, apenas o descanso à noite não surte mais o efeito esperado.
A boa notícia é que existem formas de mudar isso e manter uma melhor qualidade de vida, neste artigo convido você a descobrir algumas maneiras de prevenir o esgotamento mental.
Quais os sintomas do esgotamento mental?
Infelizmente, existe uma cultura muito forte em nossa sociedade que normaliza o estresse e o esgotamento mental. Então, o primeiro passo para uma vida com mais qualidade é entender que nunca é normal conviver com os sintomas do esgotamento.
- Fadiga crônica
- Falta de prazer em praticar hobbies
- Falta de interesse
- Sofrer constantemente com infecções – sinal de baixa imunidade
- Problemas de concentração
- Perda de memória recente
- Sono de baixa qualidade
- Ausência de libido
Estes sintomas listados acima são um alerta vermelho para o esgotamento mental. Eles são a forma que o seu corpo tem de avisar que ele está sobrecarregado e precisa de um tempo para se recuperar.
Você pode gostar também::: Sinais e sintomas da falta de ferro no organismo
Como prevenir o esgotamento mental?
Eu entendo que em meio a uma rotina corrida e atarefada é normal acreditarmos que não temos tempo para cuidarmos de nós mesmos. Porém, esta é uma questão de prioridades.
Por exemplo, quanto tempo você dedica a atividades como ver vídeos ou olhar as redes sociais? Por é, quando colocamos esse tipo de questão na balança ficamos chocados com o tempo que perdemos em questões não muito construtivas.
Nesse sentido, a minha primeira dica é: deixe o seu celular um pouco de lado. O excesso de telas contribui muito para o esgotamento mental devido ao excesso de informações ao qual ficamos expostos em um curto período de tempo. Evite olhar o celular assim que você acorda e pelo menos uma hora antes de dormir.
Além disso, incluir práticas como a ioga e meditação têm benefícios enormes para a sua saúde mental. Elas ajudam você a manter os pensamentos ansiosos sob controle e focar sua mente no momento presente. E manter o exercício físico na rotina, com certeza auxilia muito também.
Outro ponto é ter acesso a informações de qualidade sobre saúde! A informação é libertadora e ajuda você a conhecer novas formas de cuidar de si e trabalhar na sua longevidade. E se você deseja saber mais sobre todos esses temas, conheça o meu canal no youtube!