Como melhorar a impotência sexual?

A impotência sexual é um assunto que causa desconforto e até vergonha para alguns homens. Porém, esta é uma condição de saúde como tantas outras, logo, precisamos tratá-la como tal.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 1 em cada 2 homens acima dos 50 anos sofre com impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil

Porém, se engana quem pensa que apenas homens mais velhos sofrem dessa condição. Na verdade, ela pode também afetar homens jovens e ter raízes hormonais ou emocionais. 

E uma possível solução para este problema pode ser a adoção de melhores hábitos de vida! Neste artigo eu explico de que forma algumas mudanças na sua rotina podem devolver sua saúde sexual e melhorar seu desempenho. 

Heloize Agendar

O que é a impotência sexual?

Consideramos como um caso de impotência quando um homem não consegue manter uma ereção, ou ainda, quando essa ereção dura pouco tempo. 

Porém, é normal ter problemas para manter ereções algumas vezes na vida. Isso pode ser considerado não-patológico quando ocorre de forma esparsa e na maioria das vezes está ligado a questões como nervosismo, insegurança ou consumo de álcool antes de uma relação.  

Mas quando você quase sempre enfrenta problemas para manter uma ereção, seja em uma relação sexual ou até mesmo para masturbação, você pode estar sofrendo com impotência. 

Você pode gostar também::: Quais são as causas da fadiga crônica?

O que causa essa condição?

A impotência sexual é uma condição multifatorial, mas em linhas gerais podemos elencar causas emocionais, fisiológicas e de saúde hormonal. 

Nesse sentido, homens que sofrem com depressão ou ansiedade em graus mais severos podem ter problemas relacionados à saúde sexual.  

Outra questão relacionada à impotência sexual são problemas referentes às artérias que levam sangue ao pênis para mantê-lo ereto. Logo, alguma obstrução nesse sentido pode inviabilizar a ereção. 

Já o desequilíbrio hormonal pode diminuir os níveis de testosterona no organismo, diminuindo a libido. Isso resulta em baixo desejo sexual e problemas de ereção. 

Como melhorar a impotência sexual?

Algumas vezes, a adoção de hábitos mais saudáveis pode melhorar o quadro geral de impotência. Por exemplo, praticar atividades físicas têm o poder de melhorar sua circulação, diminuir os sintomas depressivos e aumentar a concentração de testosterona. 

Além disso, a alimentação é um aliado fundamental. Consumir comida de verdade, sem ingredientes industrializados, muda completamente a forma como o seu corpo reage, por exemplo, aos estímulos sexuais. 

Porém, caso você esteja experienciando esse problema, é imprescindível consultar um médico de medicina integrativa para que todos os sintomas possam ser devidamente investigados. 

Dessa forma, o médico irá investigar como o problema começou, quais os seus sintomas além da dificuldade em manter uma ereção e quais as raízes dessas queixas.

A impotência sexual é uma patologia que atrapalha sua qualidade de vida, autoestima e bem estar. E as suas causas podem ter ligação com aspectos variados da sua vida. Por isso, deixe o tabu de lado e busque ajuda! Todos nós temos direito a uma boa saúde sexual. 

E se você procura saber mais sobre longevidade saudável, equilíbrio hormonal e cuidados integrativos com a saúde, me siga também nas redes sociais! Lá eu compartilho novos conteúdos diariamente e você me encontra no Facebook e no Instagram

vamos conversar?