A importância da hidratação: 5 motivos para você beber mais água durante o dia

O nosso corpo é composto por, em média 60% até 70% de água, logo, a hidratação é um dos cuidados mais importantes para o bom funcionamento do corpo.

E uma diminuição nos níveis ideais de hidratação, mesmo pequena, provoca diversos desequilíbrios no funcionamento dos nosso órgãos, atividade cognitivas e até mesmo humor. 

A importância da hidratação para a memória 

No artigo publicado pelo Jornal de nutrição europeu temos evidências de que os baixos níveis de hidratação estão conectados à diminuição da atenção e da memória. 

Beber pouca água diminui nossas atividades cerebrais e torna nosso raciocínio mais lento. Isso porque, menos água significa menos oxigênio na corrente sanguínea e nos órgãos. 

Em estudantes, baixos níveis de hidratação podem comprometer o rendimento escolar.

Hidratação da pele começa na hidratação

Diferente do que a indústria da beleza vende em anúncios publicitários, a hidratação e a boa aparência da pele começam com a boa ingestão de água ao longo do dia. Ou seja, uma pele bonita vem de dentro para fora. 

Inclusive, bons níveis de hidratação atenuam a aparência enrugada da pele, melhoram o seu viço e diminuem o aspecto flácido. 

Beber pouca água pode causar mau-hálito

A nossa boca é um ambiente naturalmente úmido através da produção de saliva. E ela é uma das responsáveis por manter o bom funcionamento da microbiota que habita a boca. 

Porém, com a baixa ingestão de água, algumas bactérias causadoras de mau hálito conseguem se proliferar, devido a diminuição da produção de saliva. 

Inchaço

Quando não bebemos água, o nosso corpo interpreta isso com um sinal de perigo e começa reter líquidos para manter o corpo funcionando em condições mais extremas. 

Logo, o corpo incha aumenta a quantidade de toxinas no corpo, causando até mesmo prisão de ventre. 

Você pode gostar também::: Quais suplementos ajudam na recuperação da COVID-19?

As bases de uma vida saudável começam com a ingestão correta de líquidos aliada a uma alimentação rica em nutrientes e rotina de exercícios. Por isso, eu sempre digo que são as pequenas mudanças que fazem toda a diferença para se chegar na longevidade saudável! 

E se você gosta de compreender de que forma a sua qualidade de vida pode melhorar através das mudanças de hábitos, inscreva-se também no meu canal no youtube!