Suplementação e Bem-Estar
Os suplementos alimentares são preparações químicas destinadas a complementar a dieta e fornecer os nutrientes necessários para promover o equilíbrio do organismo como um todo, incluindo componentes vegetais, bactérias benéficas, fibras, oligoelementos, minerais e/ou vitaminas. Trata-se de uma resposta importante aos efeitos que o stress e o estilo de vida atual provocam.
Desde que corretamente indicada, a suplementação pode ser uma grande aliada para proporcionar mais qualidade à cada fase da vida. Na infância, por exemplo, cálcio, zinco, magnésio, ferro, carboidratos e proteínas são essenciais para o crescimento. Já na adolescência, cálcio, vitaminas C e A, selênio e iodo são os protagonistas. E na fase adulta, entre os nutrientes mais importantes estão vitamina D, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B.
Na medicina funcional integrativa, os profissionais defendem que associar alimentação, atividades físicas e suplementação é o melhor caminho para atender às necessidades nutricionais do organismo e viver uma vida mais saudável. Aliás, vale dizer que a suplementação não substitui uma dieta equilibrada e seu uso deve ser indicado exclusivamente por um médico, pois apesar de os suplementos não possuírem contraindicações na maioria das vezes, há casos em que devem ser evitados.
Que tal começar a planejar a sua longevidade saudável?