A Medicina Integrativa como aliada da Síndrome Pós-Covid-19
A chegada do Covid-19 em todo o mundo provocou mudanças significativas no modo de viver e se relacionar das pessoas, além de ter deixado sequelas difíceis de serem apagadas. Ao longo desse período, ainda vemos ondas sucessivas de casos agudos com demandas por terapia intensiva, mas também aumento crescente de pacientes que apresentam sintomas e problemas de saúde duradouros. É exatamente a ocorrência destes sintomas persistentes que vem sendo denominada de Síndrome Pós-Covid-19.
Entre as sequelas mais comuns estão as relacionadas aos sistemas respiratório, hematológico, cardiológico, neurológico e dermatológico, sendo recorrente casos de pacientes com fadiga ou fraqueza muscular, dificuldade de respirar (dispneia), distúrbios do sono, disfunção cognitiva e até ansiedade. Esses aspectos, apresentados de maneira isolada ou associada, sem dúvida, comprometem a qualidade de vida das pessoas como um todo e precisam de acompanhamento para garantir o precoce retorno do paciente às suas atividades habituais.
Por meio da medicina integrativa, a convalescença da doença pode ser tratada a partir da combinação de inúmeras práticas, incluindo mudanças dietéticas, exercícios respiratórios, atividade física, suplementos, etc. Em conjunto, essas medidas visam promover o reequilíbrio do organismo, otimizar o metabolismo e fortalecer o sistema imunológico bastante desgastado em decorrência das condições às quais foi submetido.
Síndrome Pós-Covid-19? Aposte na reabilitação e recupere a energia para viver intensamente.