Gestão do Stress e Qualidade de Vida
Stress é o conjunto de sinais do organismo em resposta ao esforço realizado pelo indivíduo para se adaptar às circunstâncias. Eventos estressores variam desde situações do dia a dia, como trânsito ou acúmulo de atividades no trabalho, até questões mais importantes, a exemplo de falecimentos. Embora possa causar estranheza, também há eventos positivos de stress, afinal, mesmo em cenários favoráveis é preciso se adaptar, como um casamento ou um novo emprego.
Ao se deparar com situações de stress, ou seja, de perigo ou ameaça, o cérebro desencadeia uma série de reações devido à liberação de dois hormônios em especial, o cortisol e a adrenalina. Esta sequência de reações ocorre com o intuito de preparar o indivíduo para reagir com rapidez à situação, favorecendo a fuga e inclusive a resposta imunológica. Quando há um excesso de eventos estressores, no entanto, o paciente pode começar a apresentar alterações de humor e de comportamento, dores e sintomas gastrointestinais, além de possibilitar o agravamento de sintomas de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, ansiedade, obesidade, entre outras.
O grande desafio está, portanto, em gerenciar o stress e equilibrar seus efeitos no organismo. Neste sentido, a medicina funcional integrativa procura ajudar o paciente a identificar possíveis causas do stress e, assim, recomendar um programa personalizado englobando reposição hormonal, suplementações, mudanças no estilo de vida, higiene do sono e, inclusive, autoconhecimento, conforme suas necessidades.
Ninguém merece viver com o stress sempre nas alturas.
Dê o primeiro passo para mudar essa realidade.