Minimize os efeitos da doença autoimune com a Medicina Integrativa
Doenças autoimunes são um grupo de doenças distintas caracterizadas por uma falha no sistema imunológico, que passa a produzir anticorpos contra componentes saudáveis do próprio organismo. Assim, o corpo confunde suas proteínas com agentes invasores e como consequência as ataca, destruindo células normais.
Entre as doenças autoimunes estão diabetes tipo 1, lúpus, artrite reumatoide, doença de Crohn, esclerose múltipla, vitiligo e psoríase. Em geral, os sintomas afetam partes do corpo de acordo com o alvo de cada doença. No caso da artrite reumatoide, por exemplo, o paciente pode se queixar de dor nas articulações, rigidez e perda de função. No lúpus, por sua vez, pode atingir nervos, articulações, pele, rins, vasos sanguíneos, coração.
Embora as doenças autoimunes não possuam cura definitiva, necessita de tratamento para reduzir sintomas e possibilitar mais qualidade de vida ao paciente. Há diversas estratégias para tratar esta condição e evitar que os sintomas apareçam com tanta frequência. Na medicina funcional integrativa, especialmente, o paciente é analisado de maneira profunda com o intuito de diagnosticar a doença e indicar tratamentos mais eficazes.
Se você está em busca de resultados satisfatórios para cuidar da sua saúde, a hora é agora.