Alimentação saudável: o segredo para a boa saúde
A alimentação passou por uma transformação radical nas últimas décadas. Se antes era comum o hábito de ingerir alimentos naturais, hoje há um aumento expressivo no consumo de produtos industrializados e processados que não possuem os nutrientes fundamentais para a saúde. Como resultado, vemos pessoas desnutridas, com sobrepeso e tendo sua saúde comprometida pela ingestão frequente de componentes tóxicos provenientes de conservantes, adoçantes e corantes utilizados exclusivamente para tornar os alimentos mais atraentes e duráveis.
Os impactos desse estilo de vida a longo prazo vão muito além de questões estéticas, pois favorecem o surgimento de doenças e impossibilitam a manutenção de um corpo saudável. Ao se alimentar, considere sempre que cada alimento carrega informações que se comunicam com as células do corpo e se algum alimento não foi entendido corretamente pelo organismo, ele irá reagir em forma de alergia, processos inflamatórios e irritação do sistema autoimune, podendo provocar complicações endócrinas, degenerativas ou alérgicas.
Neste sentido, o trabalho da medicina funcional integrativa consiste, entre outros fatores, em justamente ampliar o nível de consciência das pessoas em relação a esses problemas ao demonstrar as implicações das escolhas alimentares em suas vidas, bem como realizar uma avaliação global do estado de saúde do paciente, estimular a reeducação alimentar e indicar tratamentos para repor eventuais déficits do organismo.
Boa saúde começa com bons hábitos. Que tal rever os seus e viver melhor?