Emagrecimento com Ozempic: Quando é seguro?

Em janeiro de 2023 a ANVISA aprovou o uso da semaglutida, princípio ativo do Ozempic, para o tratamento de obesidade e emagrecimento. Embora o seu uso mais conhecido seja para o tratamento de diabetes, há bastante tempo diversos médicos já usavam esse medicamento para o emagrecimento com ótimos resultados. 

Porém, assim como outros medicamentos populares, existem muitas dúvidas e mitos que cercam o assunto! Por isso, neste artigo compartilho a minha experiência como médica e o que a ciência já comprou sobre esse medicamento.

Heloize Agendar

Como funciona o processo de emagrecimento com Ozempic?

O medicamento é disponibilizado através das “canetas” com injeções individuais do medicamento. 

Uma das principais vias pelas quais a semaglutida age é pelo controle de apetite, mantendo a saciedade por mais tempo! Inclusive, esse é um mecanismo importantíssimo no caso de pessoas que sofrem também com a compulsão alimentar. Além disso, a medicação melhora outras questões comuns em pacientes obesos e/ou diabéticos como:

  • Resistência à insulina 
  • Propicia a queima de gordura 

Você pode gostar também::: O que causa o excesso de insulina no organismo?

O tratamento mais popular para a obesidade feito com o Ozempic prevê uma dose semanal do medicamento. Porém, na minha prática clínica percebi melhores resultados com aplicações diárias. Nesse sentido, quando nos aproximamos do peso desejado, é contraindicado que o paciente pare de tomar a medicação de uma vez. 

Na verdade, precisamos fazer um processo semelhante ao do fim do tratamento com antidepressivos: o desligamento será de forma progressiva para que o organismo tenha tempo de se acostumar novamente sem sofrer com o reganho de peso.

Quais as contraindicações ao uso do Ozempic?

Assim como qualquer tipo de medicamento, existem contraindicações ao uso do Ozempic também. 

Por exemplo, ele é contraindicado se você sofre com um grande desequilíbrio na qualidade das bactérias que vive no seu intestino (disbiose intestinal). Essa contraindicação acontece porque a medicação tem alguns efeitos colaterais no intestino, o que agrava a condição pré-existente. 

Aliás, falando sobre os efeitos colaterais, é bastante comum que as pessoas sintam enjoos e certa constipação intestinal.

Só a medicação é suficiente para emagrecer? 

Eu vejo muitas pessoas que acreditam que o Ozempic seja a sua chance de uma vida mais saudável. Porém, nenhum medicamento propicia o emagrecimento efetivo sozinho! 

Dessa forma, uma mudança de estilo de vida é fundamental para os pacientes que buscam o controle de peso através deste tratamento. É isso que dará a você os resultados no longo prazo, garantindo uma vida mais longa e com mais qualidade. 

Se você busca um atendimento especializado neste assunto, acesse o link abaixo! Será um prazer ajudar você nessa jornada: 

Heloize Agendar
vamos conversar?