Mesmo que poucas pessoas saibam, a libido é um parâmetro de nossa saúde e qualidade de vida, que é importante e não deve ser deixada de lado, principalmente quando falamos sobre saúde hormonal.
Chamamos os hormônios de mensageiros químicos, os quais desempenham um papel importante no controle de aspectos como o apetite, peso, humor, desenvolvimento e libido.
Normalmente, seu corpo produz a quantidade exata de cada hormônio necessário para sua saúde.
Porém, essa nem sempre é a realidade.
Nesse sentido, estilos de vida sedentários e padrões alimentares pobres – na visão nutricional – afetam negativamente a produção hormonal e podem diminuir sua libido!
É possível recuperar a libido?
Não há como negar: sexo é vida e é um aspecto importantíssimo na vida a dois. O sexo melhora a intimidade e as relações afetivas de um casal, melhorando até mesmo o humor através da liberação de nurotransmissores como a seretonina.
Dessa forma, existem maneiras de ajustar a sua rotina para melhorar sua vida íntima e ter mais prazer!
E a primeira maneira de fazer isso é investindo em uma boa rotina de exercícios físicos! A atividade física melhora o fluxo sanguíneo para os músculos e aumenta a sensibilidade dos receptores hormonais. Principalmente a musculação ou outro exercício físico resistido (que envolve força).
Você pode gostar também::: Como melhorar a impotência sexual?
Ser fisicamente ativo também pode ajudar a aumentar os níveis de hormônios de manutenção muscular que diminuem com a idade, como testosterona e hormônio do crescimento.
E ao encontro da prática de exercícios, entra a manutenção de um peso saudável e a melhora na alimentação.
O papel da alimentação na regulação hormonal e melhora da libido
Eu sempre falo que a base de uma vida saudável é a alimentação variada e nutritiva e quando o assunto é libido, as proteínas são fundamentais.
A proteína não apenas fornece aminoácidos essenciais que seu corpo não produz por conta própria, mas também auxilia na produção de hormônios derivados de proteínas – os hormônios peptídicos.
Além disso, buscar basear a sua dieta em alimentos naturais e ricos em nutrientes, melhora a sua disposição e humor, logo, ajuda na libido também!
Sobre isso, a dieta mediterrânea é considerada uma das mais saudáveis no mundo e pode ser uma das melhores escolhas.
Por fim, o segredo para a encontrar a libido perdida está na regulação dos seus hábitos de vida, inclusão de alimentos mais ricos e adoção de exercícios físicos, ter uma boa noite de sono.
E, claro, o casal separar um tempo somente para eles dentro da rotina do dia a dia, sem outros afazeres como trabalho, amigos, filhos ou restante da família. Exemplo: a cada 15 dias, no sábado a noite, aquele momento é só do casal, o trabalho fica de lado, é só os 2 tem um momento entre eles. Isso é muito importante para manter um relacionamento ativo e com qualidade!
Fazendo todo os ajustes de vida e hábitos, também é importante a avaliação hormonal e metabólica, realizada por um médico que tenha o conhecimento e experiência no assunto – preferencialmente um médico integrativo!
E ter acesso à informações de qualidade é muito importante na hora de buscar as mudanças necessárias para uma vida com mais qualidade, por isso, convido você a conhecer o meu canal no YouTube! Lá eu compartilho semanalmente novos conteúdos sobre equilíbrio hormonal, qualidade de vida e longevidade: