Quando se trata de perda de peso, é importante saber que a perda de peso saudável é um processo gradual. É importante ter paciência para alcançar um corpo saudável e em forma. E, embora existam algumas formas de emagrecimento mais rápido, esse processo sempre deve ter o acompanhamento médico e também depende de mudança de estilo de vida para que a perda de peso seja saudável e mantida após o processo.
Ter uma estratégia real de perda de peso com planejamento estratégico é o que garante que você não caia no efeito sanfona, por exemplo.
Além disso, uma dieta pensada de forma individualizada faz com que você não prejudique sua saúde metabólica ao longo do processo.
Como perder peso de forma saudável?
Em primeiro lugar, é importante entender que o nosso peso é determinado pela relação entre a ingestão de calorias e a sua queima. Se comemos mais calorias do que queimamos, ganhamos peso. Se queimamos mais calorias do que ingerimos, perdemos peso. Por isso, a chave para a perda de peso saudável é encontrar um equilíbrio entre o que comemos e o quanto nos exercitamos.
E existem sim medicamentos e dietas que auxiliam a perder o peso de forma mais rápida, como por exemplo o uso de Ozempic ou dieta HCG. Porém, essas opções sempre devem ser acompanhadas de mudança de estilo de vida para os resultados serem mantidos a longo prazo.
Isso pode incluir coisas simples como aumentar a ingestão de vegetais e frutas em detrimento de alimentos processados e industrializados. Ainda, limitar a ingestão de bebidas açucaradas e álcool enquanto você aumenta a atividade física.
No entanto, é importante lembrar que a perda de peso saudável é um processo que exige transformação a longo prazo. Assim, essa perda é realmente mantida e evitamos o efeito sanfona.
Qual o ritmo ideal para a perda de peso saudável?
Depende de cada metabolismo e cada paciente. Hormônios regulados, sono reparador, melhora de disbiose intestinal auxiliam no processo. Isso pode parecer que não interfere, mas ao longo de alguns meses, auxilia no processo de emagrecimento. Justamente por isso que alguns demoram mais para emagrecer do que outros.
Além disso, emagrecer com saúde vai muito além de mudanças nos números da balança. Isso porque, você precisa ter uma preocupação com sua composição corporal. Ou seja, aumentar a massa magra (muscular) e queimar gordura.
Devemos lembrar também que a perda de peso não é apenas sobre a aparência física. A perda de peso saudável traz benefícios significativos para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, e melhorias na função mental e física.
Dessa forma, emagrecer com saúde significa ter um plano alimentar e de exercícios que você consiga manter no longo prazo. O emagrecimento é o resultado de uma mudança na forma de pensar e de viver.
Você pode gostar também::: Zinco: benefícios e principais fontes alimentares
E é normal sentir dificuldades em perder peso, quando temos um organismo desregulado metabolicamente, ainda mais quando ficamos perdidos quanto ao que comer, que tipo de suplementos ou medicamentos utilizar e como nos exercitarmos. Se você precisa de auxílio para emagrecer eu posso ajudá-lo! O acompanhamento de um bom profissional têm um verdadeiro poder de ajudar você nessa jornada. Para agendar sua primeira consulta, basta clicar no link abaixo!