Uma rotina agitada geralmente causa fadiga, mas pequenos ajustes no seu estilo de vida, como a sua alimentação, podem ser importantes aliados na melhora deste sintoma.
Você sabia que, por exemplo, especialistas apontam que consumir uma banana pode ter o mesmo efeito de consumir uma bebida energética?
As estratégias alimentares podem nos oferecer desde a cura ou a prevenção de doenças até melhoras drásticas na nossa qualidade de vida. Por isso, neste artigo, irei explicar como você pode usar a sua alimentação como uma arma potente contra a fadiga.
Como a alimentação influencia na fadiga?
Neste tópico eu gostaria de comentar sobre dois pontos fundamentais entre os alimentos que consumimos e a fadiga.
O primeiro deles é a questão de termos uma dieta restritiva e sem variação alimentar.
Comer de forma regrada pode ser excelente para a sua saúde. É dessa forma que você consegue proporcionar um déficit calórico, caso busque o emagrecimento, ou aumentar a sua massa muscular.
Porém, comer a mesma coisa todos os dias pode ser perigoso e causar fadiga. Isso porque você consome uma quantidade limitada de nutrientes, causando a deficiência de alguns deles no seu organismo.
O segundo ponto ao qual precisamos nos atentar, é a qualidade da comida.
O consumo de alimentos ultraprocessados, por exemplo, pode causar problemas na hora de dormir, gerando cansaço ao longo do dia. Mas além disso, por serem ricos em gorduras ruins, açúcares e sódio, são considerados alimentos pró-inflamatórios, o que aumenta a sensação de fadiga.
Leia também::: Síndrome pós-COVID a importância da alimentação adequada
Quais alimentos ajudam a combater a fadiga?
Antes de adentrarmos os alimentos específicos que nos garantem energia ao longo do dia, precisamos entender o que é uma dieta balanceada.
Esse tipo de alimentação, ao contrário do que muitos pensam, vai muito além de “comer de forma saudável”. O principal ponto em uma dieta balanceada é a variedade e qualidade do que colocamos na nossa mesa.
Nesse sentido, uma dieta balanceada exige variedade no prato – nada de comer todos os dias as mesmas coisas. Bem como comida de verdade, ou seja: alimentos naturais e que não passam por processo industriais.
Agora que você já sabe a base de uma dieta balanceada, abaixo eu te conto quais alimentos incluir na sua rotina para aumentar a sua energia diária de forma natural!
- Beba água: parece óbvio, mas tomar pelo menos 2 litros de água por dia melhora processos básicos do organismo como digestão, excreção, transporte de substâncias, temperatura corporal e sistema imunológico.
- Bananas: como eu falei no início deste artigo, bananas são um super alimento para melhorar a sua energia. Elas são ricas em carboidratos, potássio, vitamina B6 e fibras. Comer em média 3 bananas por dia pode fazer uma grande diferença na sua rotina.
- Carnes magras e ovos: frango, peixes e ovos são ricos em proteínas e auxiliam no ganho de energia ao longo do dia.
- Oleaginosas: castanhas, nozes e até amendoim são ricos em proteínas e gorduras boas, as quais liberam ao longo do dia boas quantidades de energia no nosso corpo.
Comer bem, de forma variada e rica em nutrientes, é uma das chaves para a longevidade saudável. Nesse sentido, ponderar as suas escolhas alimentares é um ato de amor próprio e cuidado.
E se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre alimentação saudável, longevidade e saúde, me siga nas redes sociais. Lá eu compartilho meus conhecimentos sobre como os nossos hábitos podem nos ajudar a ter uma vida melhor!