É muito comum mulheres engordarem durante a menopausa, o declínio do estrogênio e progesterona muda o nosso padrão de acúmulo de gordura e dificultam que as mulheres mantenham rotinas de exercícios.
E esse problema tem solução, mas antes, precisamos entender as suas causas.
As fases da menopausa
Na verdade, a menopausa é como chamamos a última menstruação pela qual a mulher passa. Ela está dentro de um grande processo chamado climatério. E o climatério é dividido em três fases:
- Perimenopausa: fase em que a mulher começa a sentir as primeiras alterações no seu organismo. Nesse momento podem acontecer menstruações irregulares, alterações no humor e qualidade do sono.
- Menopausa natural: ocorre oficialmente quando a mulher não menstrua há 12 meses. A idade média da menopausa é de 51 anos, mas essa idade varia de mulher para mulher.
Muitas mulheres experimentam seus piores sintomas durante a perimenopausa, mas outras descobrem que seus sintomas se intensificam no primeiro ano ou dois após a menopausa. Dentre os sintomas estão as ondas de calor, oscilações de humor, tendências depressivas e o aumento de peso.
- Pós-menopausa: A pós-menopausa começa imediatamente após a última menstruação. E existem alterações hormonais e físicas que podem continuar a ocorrer após a menopausa. Dentre elas, gostaria de focar este artigo no ganho de peso.
O metabolismo na menopausa
Durante a perimenopausa, os níveis de progesterona diminuem lentamente e de forma constante, já os níveis de estrogênio oscilam muito.
Na parte inicial da perimenopausa os ovários geralmente produzem quantidades altas de estrogênio. Isso se deve a falhas “comunicativas” entre os ovários, o hipotálamo e a glândula pituitária.
Quando os ciclos menstruais se tornam mais irregulares, os ovários diminuem ainda mais a produção de estrogênio. O que é ainda mais acentuado durante a menopausa.

Ganho de peso na menopausa
Altos níveis de estrogênio estão associados ao ganho de peso e maior gordura corporal durante os anos reprodutivos.
Da puberdade até a perimenopausa, as mulheres tendem a armazenar gordura em seus quadris e coxas como gordura subcutânea. Gordura essa que, quando controlada, não aumenta o risco de doenças.
No entanto, durante a menopausa, os baixos níveis de estrogênio promovem o armazenamento de gordura na área da barriga como gordura visceral. O que está ligada à resistência à insulina, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
As alterações hormonais e o ganho de peso podem continuar ocorrendo à medida que as mulheres saem da perimenopausa e entram na menopausa. E existem vários outros fatores que podem contribuir para o ganho de peso na pós menopausa.
Por exemplo, mulheres em pós-menopausa têm tendência a serem menos ativas do que quando eram mais jovens.
Leia também::: Quando é necessário suplementar a vitamina D?
É possível emagrecer na menopausa?
Antes de qualquer coisa: nada é impossível nessa fase da vida. O que muda aqui é que você precisa de novas estratégias para perder peso. Afinal, houve uma mudança muito forte no seu organismo.
O mais indicado para perder peso nessa fase é buscar um acompanhamento de saúde especializado. E nesse ponto é importante que você seja acompanhada por um médico de confiança que entenda sobre emagrecimento, menopausa e remodelação hormonal, um bom nutricionista e também educador físico. Dessa forma você passa pela menopausa da forma mais leve possível.
E se você gostou deste conteúdo, não deixe de se inscrever no meu canal no youtube! Lá eu compartilho semanalmente conteúdos voltados para a saúde da mulher, medicina integrativa e longevidade saudável.